Entrevista Doom(uk) alto e anti fascista sempre

11026330_887437877961633_3937106936694748117_n

 

1)Obrigado por nos responder a entrevista. Como se sente sendo entrevistado por uma zine Chilena?
Stick: Não é muito diferente com outras entrevistas que fazemos pela internet,do qual é rápida porém não há muito contato entre o entrevistador e o entrevistado e não se pode expandir nas respostas. Também é algo bem raro uma zine Chilena nos entrevistar, imagino que seja por causa da nossa visita recente ao país.

Scoot: Primeiramente quero me desculpar por aqueles que perderam ou foram machucados no show em Santiago de 16 de abril é com coração pesado que faço a entrevista e contudo honestamente eu tenho atrasado as respostas sobre o caso porque não sei como transmitir meus pensamentos e sentimentos desde que aconteceu a tragédia! Eu estava ansioso por ter uma oportunidade de tocar no Chile, eu o agradeço pelo interesse no Doom e por ter oferecido esta entrevista.


2)Como foi nasceu o chamado projeto Doom?
Stick:

Foi bem documentado
Foi em 1987 quando eu(Stick)me juntei quando havia saído da minha primeira banda. Eu tinha aborrecido o Bri para me deixar entrar mesmo que ele já havia encontrado um baterista.a formação era Jon e Bri, éramos amigos de escola. Jon cantava e tocava baixo ,mas para salva-lo os deixamos somente no vocal.Pete do AGL virou nosso baixista, quando começamos não esperávamos viajar pelo mundo a fora ou ficar ricos, até la era só um passatempo para ‘’fazermos algo’’ tocar o que nós queríamos ouvir e ter nossa voz naquele mundo Punk.não mudou muito desde esse dia só a voz e o fato de estarmos velhos.

Scoot: Bri foi quem deu essa visão ao Doom e seu amor pelo swedesh punk e Discharged ele queria pegar o som do Discard etc e acabou criando o que é conhecido como Doom.

 


03)Qual a diferença entre o Doom e o antecessor The Subvertes? Diferença de som e mensagens?

 

Stick: Todo mundo começou de algum lugar quando era jovem você tem idéias e pensamentos que se desenvolvem com o tempo.o som é diferente mas as idéias e a política estão ali desde o começo pelo que entendo.

 Subverters foi uma banda de escola, que era só por tocar e ganhar experiência eu nunca os vi irem longe, eu nunca os vi e acho que tocaram uma vez no youth Centre.
Scoot: Todo mundo começou de algum lugar quando era jovem você tem idéias e pensamentos que se desenvolvem com o tempo.o som é diferente mas as idéias e a política estão ali desde o começo pelo que entendo.

04) O que você acha da cena Crust na Inglaterra o no restante do mundo?

Stick:   É uma grande e pequena resposta.Existem varias bandas de Crust punk pelo mundo, cada uma com suas características na Inglaterra se encontram os mais antigos,pessoas que fazem isso desde jovem(como nós) isso é algo bem verdadeiro na Europa. Mas eu vi que há também uma ‘’new wave’’ de pessoas jovens como generation gap. Crust não era popular aqui nos anos 90,mas a internet ajudou a criar mais interesse, antes disso era confiante que pessoas mandassem cartas para transmitir suas mensagens e musicas agora é muito mais simples e em um instante.
Scoot: As coisas mudam com o tempo e evoluem levemente em diferentes coisas.Meu amor vem da era dos 80 isso me inspirou e me mostrou que qualquer um podia fazer aquilo e fazer parte da comunidade do ‘’do it yourself’’. eu amei o ruído, a ética, a sidra, ao longo dos anos e ver o mundo e de todos os seus jeitos diferentes é interessante seja a música / ruído / política / fashion não é mesmo ? Eu pessoalmente gosto da junção de Punk e Metal, especialmente tocado por bandas Punks que soam como Amebix e Antisect isso moldou o que encontramos em bandas como Survival(Gr) Or KRANG (CHICAGO )   etc. Como eles tocam Crust hoje!

 

squatmain_720396a

5)Quais são suas bandas favoritas?

Scoot: Por mim são Discharged, Killing Joke, Crass, Motörhead, etc. você tem a ideia.

Stick: Eu gusto de uma variabilidade de estilos/musicas/artistas o meu preferido depende de como estou me sentindo, atualmente estou ouvindo bastante Nazareth e SAHB e estou sentindo nostalgia.

 

06)Qual a origem do Crust Punk?

Stick: Crust Punk surgiu crescendo na cena Anarco Punk, influenciado por algumas bandas de Metal dos anos 80 e pela falta de técnica e noção de quem tocava.Isso foi centralizado em torno de varias bandas que pegaram influencias de bandas que não era Crust e tocavam o que elas queriam.Bandas como Celtic Frost e Discharged não eram bandas de Crust Punk mas influenciaram muito desde então.As bandas de Crust agora são influenciadas por bandas especialmente do estilo( essa é a dirença que encontro do antes para agora)

Scoot:  Pessoalmente eram punks tocando um estilo hibrido de Metal.como eu disse antes, bandas como Amebix e Antisect as éticas do Crass  ou Flux of Pink indians  , bandas como HELLBASTARD  & DEVIATED INSTINCT , NAPALM DEATH  ,TWISTING SLAYER, HELLHAMMER/CELTIC FROST & BATHORY  

Scoot: Naquele tempo(anos 80) era um pequeno selo de ‘’Do it yourself’’ administrado por um amigo. Não tínhamos idéia de que a PeaceVille se tornaria tão grande com o passar do tempo, então foi uma boa chance do Doom ser lançado numa compilation com outras bandas similares a nós, então Hammy nos ofereceu a chance de lançarmos nosso Full-Lenght e em seguida um Split sem nenhuma certeza na Suécia, com o tempo a PeaceVille se tornou mais um negócio comercial do que um ‘’Do it yourself’’ coisa que o Doom foi intensamente envolvido, essa foi a razão de termos saído e decidido continuar com etiquetas de propostas diferentes.

09) Agora vamos falar do Chile. O que você acha da gente? E o que você acha de Augusto Pinochet?

Stick: Bem nós sabemos sobre Pinochet, seu regime e de como nosso odiado primeiro ministro Thatcher saiu em defesa dele, mas não sabemos muito da sociedade Chilena( o Maximo que sei sai das más noticias do pais)

Scoot: Para ser honesto tudo que sei do Chile é muito pouco exceto o fato sobre Thatcher (primeiro ministro britânico de 1970 e 80) quando estava apoiando Pinochet mesmo sabendo de todos os crimes horríveis que havia cometido que até hoje deram muitas conseqüências ao pais.Eu pessoalmente(depois de tragédia do local)me encontrei com varias pessoas maravilhosas nos shows do Doom e quando chegamos gostava da sensação de Santiago, porem agora eu não posso ver além do problema causado.

10525902_730747500336342_3289911328288395424_n

10) Quais são seus pensamentos da política e sociedade de agora? Comparadas com as dos anos 80 e 90?

Scoot: Não tenho certeza que você quer dizer o Chile, a Inglaterra ou o mundo?De todo jeito, continua a mesma coisa, pessoas ricas continuam ricas e os pobres continuam pobres e a mídia diz a todos que esta tudo bem. É uma grande pergunta você pode escrever um livro sobre isso, eu acho que qualquer um pode olhar pela janela e saber que o mundo não é perfeito sem que eu precise dizer isso a ela.

Stick: Eu tenho muitas preocupações com a sociedade. Acho que já foram feitos muitos danos e agora só se falam dos limites desses danos.Parece que as coisas estão se tornando muito mais tribais, existe muita corrupção, as pessoas estão se tornando e sempre foram egoístas, elas não pensam nas conseqüências das suas ações até o momento que seja tarde demais.os bancos, os governos, a policia, etc. Até mesmo isso existe em algumas áreas da cena Punk, atualmente qualquer cena onde o racismo e fascismo esta voltando eu admito que é triste saber!É muita frustração e raiva, tirando as pessoas errados somente quem é culpado, quem esta no poder e tem essa responsabilidade. ABAIXE O GOVERNO NÃO NOSSA CENA PUNK!

11) Sobre qual movimento ou luta social vocês se identificam? Veganismo,Socialismo,Anarquismo? Você quer dizer Doom?

Scoot: ANARQUISMO, IGUALIDADE E ANTIFASCISMO!

Stick: desculpe, eu não entendi muito a pergunta, se ajudar eu sou vegetariano e concordo com idéias Anarquistas.

12) O que significa Doom para você Stick?

Stick: Doom faz parte da minha vida desde 1987. Desde quando a banda estava ativa sou eu quem continua respondendo as entrevistas e resolvendo e correndo atrás de lançamentos e gravações etc. É a minha voz e minha contribuição com a cena Punk, é um veiculo para mim bem dizendo, um jeito de conhecer pessoas pelo mundo, tentar e criar algo positivo dentro deste mundo que ao mesmo tempo para mim é às vezes uma aposta de autodestruição.

 

1907472_875027462536008_339057086801550877_n

13) O que significa Doom para você?Qual a razão do uso do nome? E qual foi a razão da da separação nos anos 90? E principalmente (que mais nos afetou) em 97?

Scoot: Direto ao ponto, Bri pensou nisso e acho que também no jeito que Doom podia ser interpretado! Em 1990 Bri se mudou para uma região diferente da Inglaterra e e acabou deixando o Doom. Eles seguiram em frente sem ele,mas Stick não estava gostando do jeito de como a musica estava indo sem o Bri e aquilo acabou.a reformação aconteceu quando o Doom tocou no Japão em 1992 e Bri não pode tocar guitarra. Doom não se separou em 1995 mas a formação havia mudado e eventualmente parou em 2000. Em 2005 Doom começou de volta até a triste morte de Wayne devido á uma crise epiléptica.

14) Qual o legado que Wayne Southworth deixou a banda?

Scoot: Ele era um bom amigo muito amado por todos por ser engraçado, inteligente e único por ser sincero.

Stick:Wayne deixou um legado a banda com suas performances e suas letras, mas mais importante para nós foi sua pessoa, ele era um amigo e seria um amigo mesmo não fazendo parte da banda.

11062159_875938419111579_882343292942174351_n

15) em sua opinião, qual a diferença entre o antigo Doom e o de agora?

Scoot: Musicalmente acho que se tornou mais do que um barulho(continua sendo um barulho eu acho)esta mais estruturado para o que o Doom sempre quis soar, mais agressivo e pesado, assim que ficamos mais velhos acho que as letras se tornaram muito mais inteligentes, isso é algo bem difícil de responder! Muda com o tempo, mas continua na descarga inspirada no punk rock com atitude e letras provocantes (eu espero).

Stick: idade e experiências. Nós ainda acreditamos muito no que acreditávamos desde o começo, ainda tocamos a musica que queremos ouvir e estamos gritando palavras melhores.

16)Quais são seus pensamentos sobre pessoas que não possuem seus mesmos ideais, apesar de não comparecer nos seus shows?o que você diz a eles?

Scoot: Nós somos Antifascistas e não aceitamos ninguém que seja racista,Nazista e sexista ou fora esses sem deixar ninguém de fora! Acreditamos em uma comunidade de ideais compartilhados com a esperança de pessoas que pensam, criam e compartilham idéias, trabalhando juntas para fortalecer a cena e a comunidade de muitos anos. Nazi punks e qualquer um que queira estragar nossa cena (você sabe quem você é e sabe o que você responsável por fazer)Vá se foder!

Stick: Todas as nossas palavras são para eles. Certas letras de musicas mudaram a minha vida. Nós somos verdadeiros com o que acreditamos e se você não concorda com certas coisas nós ainda podemos nos dar bem. Mas se você for um Nazi, e não consegue nos ver como amigos um dia, o que posso dizer é que não estamos apenas sobre musica, não espere que nós não tentemos influenciá-lo e não fique bravo se conseguirmos. Existem inúmeras bandas por ai sem mensagem qualquer, sinta-se livre para apoiá-las.

00013e17_medium

17)Vocês sabiam que existem outras bandas com o nome Doom? Se sabem de alguma, que musica vocês ouviram?

Scoot: Sim, sei de uma banda japonesa dos anos 90 chamada Doom, e sempre tiveram varias bandas tocando Covers nossos. O mais antigo pelo que me lembre é de uma banda Grega Forgotten Prophecy, eles tocaram War Crimes pelo que me lembro? Uma Compilation do Doom foi lançada a uns anos atrás pela Helvetet Records do Peru.

doom-tribute

Stick: Eu sei de uma banda Japonesa chamada Doom que começou no mesmo tempo que nós mas nunca ouvimos nada deles antes de termos lançado algo.

 

18)Você planeja em algum dia refazer o VHS Video Doom ou editar algum vídeo do gênero?

Scoot: Eu não sei, vamos ver? Todo mundo tem acesso ao Youtube hoje em dia.

Stick: Estou tentando fazer um vídeo para nosso show beneficente ( assim faremos pelas vitimas da avalanche no Chile. Ter uma gravação ‘’Professional’’ mesmo sendo ‘’Do it yourself’’ assim vamos juntar dinheiro para ajudá-los, nós temos outras idéias para levantar dinheiro. Os Punks estão muito chocados com esse evento, mas estou satisfeito com tantas pessoas que ajudaram e farão a coisa certa  (e vá se foder e morram quem fará o errado)

19) Quais seus planos para 2015?

Scoot: tocar em shows, terminar nosso novo ‘’7’’ EP que será um lançamento beneficente em download pelas vitimas da avalanche no Chile pessoalmente vou subir no barco e procurar algum emprego de merda para ganhar dinheiro, e você?

Stick: nós gravamos nosso ‘’7’’ Ep e precisamos terminá-lo. Planejamos tocar em um evento beneficente ás famílias que sofreram com a tragédia de Santiago esta bem cru em nossas mentes e honestamente até agora já mudaram bastante, até fazer essa entrevista esta difícil após  o show do Chile ser parado.

20) Obrigado por seu tempo. Alguma mensagem aos leitores?

Scoot: Obrigado pelas perguntas, sinceramente não sei mais o que acrescentar, por todas as pessoas sinceras que trabalhem para que coisas boas aconteçam no Chile continuem, vocês precisam de mais do que antes agora,cuidem dos próximos! Assim como disse antes meus pensamentos vão aos amigos e famílias envolvidos.

Stick: Obrigado por todos que se esforçam para fazer as coisas melhores.

1505612_651435831561840_434388676_n

hqdefault

Anuncios

Coméntanos tu opinión

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: